sexta-feira, 3 de junho de 2011

Coragem para Mudar

Neste mundo globalizado onde temos acesso a um sem número de informações, tanto positivas como negativas, ganhamos a chance também de descobrir exemplos de vida, mundo afora, onde nos deparamos com histórias repletas de alteridade e que ao conhecé-las também nos provocam este fenômeno.

A história de John Wood é uma delas. No seu livro "Saí da Microsoft para Mudar o Mundo", o autor relata uma trajetória desafiadora que envolve mudanças profissionais, de relacionamentos, de valores e principalmente o encontro de um sentido de vida que proporciona um (re)encontro íntimo com a realização pessoal e por conseguinte um estado de maior felicidade.

Após nove anos exercendo cargo executivo de sucesso na Microsoft, John Wood, finalmente consegue tirar férias mais prolongadas de sua frenética vida profissional e viaja ao Nepal para fazer Trekking.
Neste jornada acaba se deparando com situação igual a muitas escolas pobres pelo mundo, a de falta de recursos básicos e principalmente a falta de livros.

Este foi o ponto que mais "mexeu" com John Wood, pois os livros foram para ele muito importantes desde sua infância e ficou muito chocado quando viu que faltavam livros nas escolas e até quando existiam, eram trancados com cadeado por se tratarem de material raro.

Mobilizado por vários acontecimentos durante a sua viagem, John Wood prometeu a uma escola, por ele visitada, que iria retornar e levaria livros para a mesma.
Nesse intuito, mobilizou sua rede social, convidando seus amigos a doarem livros para poderem enviar a esta escola no Nepal.

Vemos aqui então quanto que esta situação provocou mudanças em John Wood e como isso desencadeou uma onda de mobilização em outras pessoas de sua rede de contatos.

So que isso foi o início de algo muito maior que ele não poderia prever.
John Wood, não somente voltou ao Nepal para cumprir sua promessa, mas também acabou dando uma virada em sua vida a ponto de questionar deixar a Microsoft para se dedicar a algo que ele sentia que deveria fazer mas não sabia muito bem como seria.

Durante este período de reavaliação de vida, optou finalmente por sair da Microsoft e isto trouxe consequências nos seus relacionamentos a ponto de perder o apoio de sua (ex)companheira e de muitos de seus amigos, na realidade, seus verdadeiros amigos o apoiaram e muito outros (novos amigos) apareceram para se juntar à causa.

O resultado final desta etapa foi a criação de uma ONG a "Room to Read", hoje presente em inúmeros paises e que representa em números, o efeito multiplicador de uma idéia que acabou sendo compartilhada por muitos:
  • 1.442 escolas criadas
  • 11.246 bibliotecas implantadas
  • 553 livros publicados
  • 9,4 milhões de livros distribuidos
  • 10,590 bolsas de estudo para meninas carentes
  • 5,1 milhões de crianças beneficiadas

Vale a pena ler este livro que conta a jornada de descoberta de si (John Wood), do outro (outra realidade) e de um sentido de vida maior e realizador.

Para refletir: Precisamos criar grandes obras para poder tornar o mundo melhor, ou cada um dentro do seu micromundo pode fazer pequenas (ou grandes) coisas que contribuam para tal?


Links relacionados:

Resenha do Livro
http://www.idis.org.br/biblioteca/livros-indicados/201csai-da-microsoft-para-mudar-o-mundo201d/

Sobre a Room to read
http://www.roomtoread.org
https://www.facebook.com/roomtoread
http://www.youtube.com/watch?v=qbcNuaatFRA

4 comentários:

  1. Cada um não só pode como deve fazer algo de importente para o mundo. Aja, mesmo que pareça pouco pra você pode ser um passo muito importante para o futuro de nossa nação.

    ResponderExcluir
  2. Não só para a nação mas também para o mundo...
    "O todo está na parte e a parte está no todo" -Gestalt

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante mesmo, não basta apenas se mobilizar, tem de haver coragem também!! O protagonista dessa histórial real mudou drasticamente seu estilo de vida, suas concepões e tudo mais, e ainda mobilizou outras pessoas, acho lindo histórias de vida assim! Que seja um exemplo para todos nós de que uma mudança tem que partir do coração e nao devemos ter medo de fazer o que sentimos ser o nosso dever. Alteridade é um sentimento muitas vezes difícil e complexo, mas nobre!

    ResponderExcluir
  4. parabens aos autores, este blog é muito bom!!!

    ResponderExcluir